Mapa do Site  
 

 
 
‹ Voltar
 
  Projecto Europeu ICS  
  O CRIA é parceiro no projecto ICS – As PME e a Economia Cooperativa para o Desenvolvimento Local.

No quadro do programa europeu MED, o projecto ICS visa promover a posição estratégica do sistema cooperativo mediterrânico na economia global, fortalecendo a inovação, a competitividade, os clusters e a internacionalização.

Os objectivos são os seguintes:

       -Contribuir para fortalecer a dimensão internacional das cooperativas no espaço mediterrânico, com o objectivo de aumentar a sua competitividade; 

       -Melhorar as políticas públicas para a Inovação do empreendedorismo cooperativo, incentivando a cooperação estreita entre a administração pública, o sistema cooperativo, os fornecedores de serviços empresariais e os stakeholders;

       -Promover uma estratégia transnacional integrada para o desenvolvimento do sistema cooperativo e o estabelecimento de clusters de cooperativas transnacionais.

       -Melhorar a capacidade do sistema cooperativo mediterrânico de antecipar e gerir mudanças, com vista a enfrentar os desafios colocados pela crescente competitividade internacional.

       -Possibilitar a Inovação e a transferência de conhecimento no sistema   cooperativo mediterrânico, para conseguir sinergias e gerar massa crítica entre os agentes económicos, fornecedores de Inovação e a Administração Pública.

As actividades desenvolvem-se em torno de 3 componentes:

Análise, pesquisa e planos de acção para o sistema cooperativo MED

Análise das mudanças que afectam a economia cooperativa, políticas regionais e quadros legais; benchmarking e planeamento de soluções inovadoras; definição de planos de acção integrados para o desenvolvimento dos sectores dos territórios-alvo; identificação dos quadros legais e mecanismos de financiamento para a “clusterização” das cooperativas MED.

‘Clusterização’ das empresas cooperativas serviços on-line e ferramentas para a inovação das cooperativas

8 Grupos de trabalho transnacionais, constituídos por actores-chave (públicos e privados) de cada região participante definem políticas de desenvolvimento, estratégias de inovação e oportunidades de negócio a nível internacional, para as cooperativas. Pretende-se encontrar um modelo de ‘clusterização’ para as cooperativas MED.

Serviços on-line e ferramentas para a inovação das cooperativas

Observatório on-line, plataforma para apoio empresarial às cooperativas, comunidade de conhecimento na economia cooperativa

Na parceria do Projecto participam dez entidades, de cinco países da Europa Mediterrânica:

        -Região de Marche, Itália - http://portale.regione.marche.it (líder do projecto)

        -Legacoope Marche, Itália - www.marche.legacoop.it,

        -Instituto Pedro Nunes, Portugal – www.ipn.pt

        -Universidade do Algarve, Portugal – www.ualg.pt

        -Funditec - Fundação para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Espanha – www.funditec.es

        -Confederação de Entidades para a Economia Social na Andaluzia, Espanha - www.cepes-andalucia.es

        -Prides Carac’terres - Centro Regional para a Inovação e o Desenvolvimento Económico Solidário, França - www.carac-terres.fr

        -Oxalis Scop, SA, França - www.oxalis-scop.org

        -Companhia de Desenvolvimento Municipal Milies, SA - Thessalia, Grécia

        -Autoridade Regional de Epirus - Epirus, Grécia